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5 dicas para se manter atualizado em Marketing Digital!

Para trabalhar com marketing digital, além de ousadia e criatividade é necessário acompanhar as constantes mutações desse mercado, analisar concorrentes e, acima de tudo, manter-se em dia com as novidades e tendências do segmento.

Por conta da complexidade do mundo digital e das exigências necessárias, muitas empresas encontram sérias dificuldades para contratar um profissional qualificado e competente para gerir suas estratégias online. Por isso, neste post vamos dar algumas dicas para que você consiga se manter atualizado nesse dinâmico mercado. Confira:

 

Acompanhe as tendências

Sobreviver ao mundo competitivo e dinâmico do marketing digital exige atualização constante e o acompanhamento permanente de todo tipo de tendência sobretudo, lá de fora.

Por isso, renove-se a cada dia e fique por dentro de tudo o que acontece ao seu redor e pelo mundo. Para ter boas ideias, conhecimento é fundamental! Afinal de contas, você jamais pode dar uma de Glória Pires no Oscar e ‘não saber opinar’ por desconhecer determinado assunto de seu segmento.

Blogs gringos como Hubspot, Quick Sprout, Moz, Marketo e Digital Marketer são excelentes fontes para manter-se atualizado. Há muitos blogs brasileiros de qualidade também, que valem a pena conferir.

 

Conheça as ferramentas e saiba como mensurá-las

Por se tratar de um mercado cheio de possibilidades e nuances, todo bom profissional que se preze deve ser um profundo conhecedor e também deve estar atualizado quanto às ferramentas, dispositivos e plataformas existentes no mundo digital, pois cada uma delas tem uma finalidade que exige habilidades específicas e estratégias diferentes de marketing para alcançar os resultados desejados.

Foi-se o tempo que ‘tudo era a mesma coisa e ponto final”, e o usuário ‘tinha que se contentar com aquilo’. Hoje não! São várias plataformas, dispositivos e canais real time para interagir com seu público. Domine-os!

Além disso, como esse é um mercado bastante amplo e volátil, atualizações e certificações periódicas, como Google AdWords, Analytics e em Inbound Marketing, são imprescindíveis para o sucesso, pois a maioria expira em um ano.

 

Estude o comportamento de seu público

O exemplo Glória Pires é perfeito aqui! Além de conhecer o mercado e suas ferramentas, você também precisa conhecer seu público, o comportamento dele, seus anseios e seus desejos.

Nada de respostas genéricas do tipo ‘bacana’, ‘legal’, ‘gostei’ ou as piores delas: ‘não sei’ ou ‘eu acho que…’. Em tempos de redes sociais isso pode ser fatal e gerar várias críticas e reclamações para empresa.

 

Analise os dados

Acompanhar tendências, conhecer as ferramentas e as necessidades de seu público. De que adianta todo esse conhecimento se você não estiver atualizado e souber analisar os dados, ou as métricas, do marketing digital?

Você TEM que saber opinar sobre isso! Métricas são extremamente importantes para mensurar os resultados de suas campanhas e ações digitais, e para obter feedback de suas metas e objetivos programados.

Conhecer com precisão todas existentes é uma tarefa árdua, mas não impossível. A maioria das plataformas já mensura as principais delas automaticamente, mas não deixe de se atualizar por conta dessas “facilidades”.

 

Intercâmbio de informações

Em todo ramo de atividade, trocar experiências com outros profissionais é sempre bastante interessante e válido para agregar ainda mais conhecimento ao seu portfólio, obter novos pontos de vistas e conhecer tendências de outros lugares.

Por isso, sempre que tiver oportunidade procure fazer um intercâmbio de informações com todo tipo de profissional, dos mais experientes aos mais jovens, de outras nacionalidades e tipos de segmentos. Toda troca é importante e pode acrescentar algo ao seu trabalho.

E isso pode ser feito por meio de viagens, cursos, workshops, eventos, fóruns de discussões online, como o Fórum do Marketing de Conteúdo, ou de redes sociais, como LinkedIn.

Como já dissemos, o mercado de marketing digital é bastante dinâmico, ágil e volátil, o que exige de suas profissionais atualizações constantes para fazer a diferença e chegar ao sucesso.

Por isso, acompanhe tudo sobre o mercado em que você está inserido, procure novas formas de aprendizados, troque informações com outros analistas e especialistas, e tenha sempre em foco seu público.

 

Fonte: No Clima

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