Lead Generation, Marketing

5 dicas para ter uma comunicação integrada mais efetiva

A comunicação integrada é uma espécie de estratégia que visa a articulação, análise e execução de ações de comunicação

Assim, por meio da harmonização da comunicação interna, institucional e mercadológica em seus diferentes canais, a empresa consegue promover a melhor experiência aos seus públicos interno e externo, consolidando a marca.

A comunicação integrada é uma espécie de estratégia que visa a articulação, análise e execução de ações de comunicação.

Assim, por meio da harmonização da comunicação interna, institucional e mercadológica em seus diferentes canais, a empresa consegue promover a melhor experiência aos seus públicos interno e externo, consolidando a marca.

Atualmente, as empresas utilizam diferentes estratégias de marketing e comunicação, tanto com os clientes e potenciais clientes quanto com os colaboradores dos empreendimentos. 

Com isso, são adotados desde ações em mídias sociais e e-mails até anúncios de todos os tipos. Afinal, o que importa é o contato frequente e relevante, proporcionando uma boa experiência para o público.

Nesse sentido, a comunicação integrada se faz necessária independente dos canais escolhidos e dos objetivos das ações. 

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, principalmente com o acesso facilitado às informações e a grande competitividade do mercado atual.

Outra tendência é a rejeição à empresas que pareçam ter uma administração fria, com a única intenção de vender produtos ou serviços.

Por isso, é fundamental que as empresas aprendam a importância de investir em comunicação integrada para aproveitar cada possibilidade de interação.

O resultado disso é o melhor posicionamento da marca no mercado e diante dos próprios funcionários, o que pode agregar mais oportunidades de negócios para os empreendimentos.

O que é comunicação integrada?

Depois da popularização da internet, que começou a ser usada no mundo todo, uma grande diversidade de canais de comunicação surgiu. 

Se antes as empresas dependiam de propagandas na televisão ou no rádio, distribuição de panfletos ou até mesmo correspondências para atrair e fidelizar os clientes, hoje elas contam com muitas outras possibilidades.

Com isso, há também uma crescente variedade de ações disponíveis nos segmentos de comunicação interna.

Contudo, cabe destacar que as ações mais tradicionais não precisam ser deixadas de lado. Afinal, elas continuam em uso por pequenas e grandes marcas, principalmente. 

Entretanto, é necessário analisar as oportunidades para conseguir explorar o melhor de cada uma. 

De uma maneira geral, o Marketing Digital vem permitindo que empresas de diferentes setores e portes consigam aumentar seu público-alvo, proporcionando um alcance maior às suas estratégias, assim como a otimização dos investimentos.

Todavia, não basta realizar ações em todos os meios de comunicação aleatoriamente e esperar os melhores resultados. 

Assim, é necessário ter um planejamento integrando todos os canais de contato. Isso para que o público tenha a mesma experiência de atendimento independente de a assistência ter sido pelas redes sociais ou por telefone, por exemplo.

Deste modo, a comunicação integrada pode ser definida como o planejamento e a análise de práticas que visam a interligação dos canais de comunicação da melhor maneira possível, oferecendo um alto padrão de qualidade no atendimento de diversos canais.

Além de manter a identidade da marca na comunicação externa e interna, a empresa deve ter todas as ações muito bem planejadas, em harmonia nas estratégias e nos resultados.

Benefícios da comunicação integrada para o marketing da empresa

Como dito, a comunicação integrada tem como objetivo proporcionar mais consistência para a marca, já que todos os meios de comunicação do empreendimento devem ser complementares, seguindo o mesmo padrão de informação e os valores da empresa. 

Afinal, sem a consistência, a marca pode perder identidade e prejudicar a sua consolidação no mercado.

Deste modo, a coerência na comunicação conta muito para uma experiência positiva entre a empresa e seus clientes. 

Outro fator crucial é a continuidade que a comunicação integrada proporciona, já que as empresas conseguem se fazer presentes desde o primeiro contato do cliente que está em busca de uma escada caracol de concreto, por exemplo.

Assim ela pode investir em estratégias de e-mail marketing com fluxo de automação, acompanhando a audiência por toda a jornada de compra até a finalização dos pedidos finais. 

Por fim, a complementaridade da comunicação integrada permite que os visitantes passem naturalmente por diversas plataformas, em contato com a marca, com uma experiência diversificada e completa.

Para abordar a importância de investir em uma guia de concreto adequada, por exemplo, uma empresa pode fazer uma postagem nas redes sociais divulgando o blog-post. Ela também pode convidar seu público para a leitura por e-mail, chat e muitos outros caminhos.

Todos esses pontos formam a comunicação integrada e apresentam diversos benefícios para o marketing das empresas. Os principais são:

  • Fortalecimento da identidade e personalidade da marca;
  • Maior eficiência em estratégias de comunicação, consistência e resultados;
  • Mais integração entre as equipes de trabalho, com valores enraizados;
  • Economia, com maior alcance e conversão nas ações digitais;
  • Mais vendas, com proximidade do público e personalidade forte.

5 dicas para mais efetividade na comunicação integrada

Depois de compreender a importância da comunicação integrada, algumas dicas podem ajudar o empreendedor a criar campanhas de comunicação com integração mais efetiva. São elas:

1. Estude seu público-alvo

A análise do público-alvo de uma campanha de comunicação é sempre o primeiro e mais importante passo. 

Para estabelecer a comunicação integrada, uma empresa de locação de maquinas para terraplenagem, assim como a de qualquer outro setor deve conseguir responder às seguintes perguntas:

  • Quais os públicos dos canais de comunicação?
  • Como essas pessoas costumam se comunicar?
  • Qual é o tipo de linguagem que elas usam?
  • Quais são as principais necessidades e interesses delas?
  • Como elas fazem contato (telefone, e-mail, etc) com as empresas?

2. Tenha um planejamento detalhado

Na prática, o planejamento ajuda os profissionais responsáveis a garantir que a presença de uma empresa de automação residencial preço seja positiva e consistente nos canais de comunicação.

Em outras palavras, com o planejamento das campanhas de comunicação é possível tomar decisões mais conscientes e determinar os objetivos, assim como outros aspectos que podem afetar os resultados esperados.

3. Explore diferentes canais de comunicação

Seja com o público interno ou externo, as empresas devem experimentar diferentes meios de contato. O ideal é partir dos canais mais utilizados pelo público, se eles forem interessantes para a marca.

O aumento de pontos de interação pode ajudar desde um produtor de grama a aumentar a quantidade de visitas em seu site, com mais oportunidades de vendas e mais rentabilidade, como uma grande loja de varejo.

Já com o público interno, a diversidade de canais de comunicação ajuda a garantir uma equipe mais alinhada e informada sobre as novidades da empresa.

4. Integre os canais de comunicação

A comunicação integrada demanda o envolvimento de diferentes áreas dentro das empresas.

Um exemplo pode ser o lançamento de um novo serviço ou produto, como um novo modelo de pedra para construção, por exemplo. 

Para que o produto seja bem aceito pelos seus consumidores, primeiro é necessário que os colaboradores da empresa (especialmente os que lidam diretamente com produção, marketing, vendas e administrativo) estejam cientes da novidade e dos seus diferenciais.

Assim, eles contribuem para o compartilhamento de informações positivas sobre o novo produto e a empresa, o que reflete em um ótimo atendimento ao público, com boa persuasão.

O resultado da ação se reflete no aumento nas vendas, com colaboradores e clientes mais satisfeitos.

5. Mantenha uma estratégia única e atualizada

Este é um dos grandes desafios na comunicação integrada, tanto no âmbito interno quanto no externo de empresas de todos os tipos, como uma fabricante ou revendedora de guarda corpo de inox.

Geralmente, o planejamento das ações é elaborado por diversas pessoas e distribuído por uma variedade de canais, tendo que se adequar a cada um desses meios.

Apesar disso, o discurso da empresa deve ser um só, evitando confusões do receptor das mensagens.

Para reforçar a comunicação interna, o ideal é convocar reuniões com os departamentos envolvidos, utilizando também ações na redes sociais e por e-mail, sempre unificando e atualizando a mensagem.

Já na questão externa, é fundamental o planejamento e definição de ações para a promoção de produtos, serviços e empresas.

Assim, as estratégias devem levar em conta as melhores formas de atrair o público, de acordo com suas características específicas.

Ao final, a comunicação integrada pode ser fundamental para o sucesso de empresas de todos os tipos e portes, concedendo destaque e uma boa experiência em todos os contatos com as marcas. 

Trata-se de uma maneira eficiente de garantir que os resultados das campanhas de comunicação serão o mais próximo possível do esperado, seja para o serviço de topografia com drone como para qualquer outra ação estratégica. 

Para isso, os diferentes departamentos empresariais precisam unir esforços com um forte planejamento. 

Além disso, é importante levar em conta os desejos e necessidades do público-alvo, assim como estudar os canais de comunicação mais eficientes para atingi-lo.

Independente dos canais escolhidos e dos objetivos das ações de comunicação, é essencial que elas sejam integradas em uma estratégia única, em constante atualização e melhoria. 

Com isso, não há o desgaste de informações desencontradas e a marca consegue reforçar a sua imagem no mercado.

Isso traz resultados positivos para o crescimento e posicionamento da empresa.