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Account-Based Marketing: guia completo sobre ABM

Account-Based Marketing (ABM) é uma poderosa estratégia de marketing. Sendo assim, ela seleciona os potenciais clientes para desenvolver campanhas que chamem a sua atenção. 

Dessa maneira, cria um relacionamento efetivo com o cliente com facilidade. Além disso, com o ABM você evita apresentar a sua campanha a um público não qualificado. Afinal, isso é totalmente inviável ao seu negócio, concorda?

Quer aprender tudo sobre o Account-Based Marketing? Então, confira o nosso guia completo. Vamos lá?

O que é o Account-Based Marketing ou ABM?

O Account-Based Marketing é uma estratégia que promove um relacionamento personalizado e efetivo com o cliente. Dessa forma, ele cria campanhas mais assertivas, com base na personalização.

Portanto, a técnica estabelece relações de confiança com um público que tem um bom potencial de compra.

Afinal, ao criar campanhas assertivas você alcança um prospect específico, ou seja, aquele que se torna um cliente com facilidade.

Em outras palavras, o ABM é uma estratégia para alcançar um público específico por meio de campanhas personalizadas. Logo, ele promove ações de comunicação focadas em atender às principais necessidades dos consumidores. 

Assim, a empresa entrega a sua mensagem demonstrando o verdadeiro valor e os diferenciais que a sua marca tem. E o foco? É claro: a fidelização do público e as vendas. Afinal, sem vendas não há como a sua empresa sobreviver, concorda?

Quais são os tipos de Account-Based Marketing?

Atualmente, existem três tipos de Account-Based Marketing. Então, avalie qual se adapta melhor aos seus objetivos:

Tipo de ABMFocoObjetivo
ProgramáticoDe um-para-muitos: promovem a automatização e o rastreamento de campanhas.Geração de leads.
LiteDe um a poucos: os esforços estão voltados para pequenos grupos de conta que compartilham objetivos e características similares.Identificar oportunidades com novas contas e criar relacionamentos que tragam boas oportunidades de venda.
EstratégicoMercado de um: técnica que concentra as estratégias para contas individuais.Identificar oportunidades de venda e desenvolver relacionamentos comerciais.

Quais são os benefícios do Account-Based Marketing?

Investir em boas estratégias de Account-Based Marketing é importante porque só traz benefícios para a sua empresa. Veja quais são os principais:

  • convencer os clientes que a sua empresa é a melhor alternativa;
  • alinhar a equipe de vendas e marketing;
  • gerar uma receita maior, maximizando o ticket médio;
  • turbinar o reconhecimento da marca;
  • aumentar o Retorno Sobre o Investimento (ROI);
  • evitar perder tempo e dinheiro com leads não qualificados.

Como colocar o Account-Based Marketing em prática?

Agora que você aprendeu o que é e quais são os principais benefícios de investir no ABM, deve estar se questionando: como colocá-lo em prática?

Dessa forma, se você também tem essa dúvida, continue conosco!

Escolha as empresas (contas)

Primeiramente, identifique quais são as contas que você gostaria de ter como cliente. Afinal, nem todas são interessantes ao seu negócio.

Por isso, é preciso segmentá-las para alcançar um público realmente qualificado. 

Produza conteúdos relevantes

Conheça o seu público e identifique as suas necessidades e os seus problemas. Logo depois, invista em uma série de estratégias do marketing de conteúdo.

Afinal, ele é um ótimo aliado para mostrar ao público que a sua empresa é autoridade no assunto e que merece a sua escolha.

Alcance com anúncios

Investir em anúncios é uma excelente estratégia. Afinal, isso permite trabalhar com campanhas de marketing digital mais direcionadas.

Sendo assim, os anúncios criam campanhas com maior alcance, mais personalizadas e assertivas.

Como mensurar o impacto do Account-Based Marketing?

Para saber se as suas estratégias de ABM estão dando certo (ou se precisam ser aperfeiçoadas) é preciso mensurar os resultados.

Assim, esse acompanhamento precisa acontecer em todas as etapas: desde a criação da lista de empresas até a chegada do lead em vendas.

No entanto, não confie apenas em métricas secundárias, como taxas de clique e visitantes únicos. Além disso, não se prenda em analisar as “métricas da vaidade”, como o número de seguidores e curtidas nas postagens. 

Portanto, é preciso ter uma visão muito estratégica para entender o que está dando certo e o que precisa ser modificado.

Dessa forma, as ações de ABM devem ser mensuradas sempre em conjunto com o feedback da equipe de vendas e marketing. 

Sendo assim, veja algumas métricas que você pode mensurar:

  • quantas oportunidades de vendas foram geradas?
  • qual foi a quantidade de empresas que prosseguiram no processo de vendas?
  • qual foi a velocidade do funil?
  • quantas empresas foram impactadas?
  • quantas empresas deram resultado?

Como investir no ABM?

Você gostou de aprender mais sobre o Account-Based Marketing? Sabia que nós, da Piattino, somos especialistas nesse assunto? É isso mesmo. Portanto, nós oferecemos esse serviço aos nossos clientes. 

Por fim, que tal uma ajudinha para implementar o ABM na sua empresa e garantir os melhores resultados?

Entre em contato conosco agora mesmo e veja como podemos gerar mais valor (e receita) para a sua empresa!

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