Vendas

Como a Gestão de Dados ajuda a melhorar o processo de RH?

Atualmente, ouvimos falar muito sobre dados estratégicos, principalmente quando uma empresa anseia por novas oportunidades de negócio ou precisa avaliar se as suas campanhas estão gerando resultados. Todavia, você sabia que a Gestão de Dados ajuda também a melhorar o processo de RH?

Essa necessidade surgiu porque a maioria das empresas sofre com o processo de recrutamento e seleção. Contratar e reter os melhores talentos é um constante desafio e, mais do que isso, o desenvolvimento do negócio depende diretamente do seu time profissional.

Dessa maneira, contar com excelentes profissionais é uma das chaves para o sucesso da organização e para o crescimento dos indicadores comerciais. Vamos aprender como a Gestão de Dados pode se tornar uma ferramenta de RH? Leia mais!

Proporciona mais assertividade na escolha dos funcionários

Quando abrimos uma vaga na nossa empresa, diversas pessoas se candidatam a ela. Nesse aspecto, escolher o funcionário ideal é uma tarefa trabalhosa. Além disso, se você tomar uma decisão baseada no “achismo”, as chances de ter que se preocupar com os índices de rotatividade e absenteísmo são muito maiores.

Dessa maneira, ao investir na Gestão de Dados, o processo de recrutamento e seleção se torna muito mais simples e efetivo. Ele facilita a seleção dos currículos e ajuda a encontrar o talento que a sua empresa procura.

Garante o funcionário certo em cada cargo

As plataformas de recrutamento e seleção ajudam a mapear os candidatos de acordo com os objetivos da empresa. Quando são utilizados algoritmos para avaliar os dados do candidato, é possível atingir um número bem maior de pessoas e de vagas, fazendo uma seleção muito mais ampla.

Assim, encontrar o funcionário que seja ideal para o cargo e que tenha as competências necessárias para se adequar com a realidade da empresa, torna-se muito mais fácil. Dessa forma, você preenche as vagas internas com mais rapidez e assertividade.

Promove os funcionários de uma maneira mais justa

Ao investir em uma Gestão de Dados internos você tem acesso a todas as informações da ficha do funcionário, possibilitando avaliar todo o histórico profissional dentro da empresa.

Além disso, algumas organizações implementam o sistema de Inteligência Artificial, facilitando identificar as habilidades e experiências que faltam para o colaborador se destacar mais e, consequentemente, trazer mais lucros para o seu negócio.

Reduz o turnover

O turnover, ou taxa de rotatividade, acontece nas empresas por diversos motivos, por exemplo:

  • o funcionário não se adaptou à realidade da empresa;
  • não houve um plano de carreira definido;
  • ele recebeu uma proposta melhor de emprego.

Por isso, ao investir na Gestão de Dados, você avalia com mais facilidade como está o clima organizacional. Dessa maneira, propõe ações de melhorias constantes para manter os funcionários motivados.

A Gestão de Dados é uma tendência que traz diversos benefícios para as empresas, tornando o sistema de Recursos Humanos mais eficiente. Você gostou das nossas dicas? Então, aproveite para curtir a nossa página no Facebook!