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Como criar listas de e-mail não invasivas para alimentar as suas campanhas digitais

As campanhas de e-mail marketing, quando bem elaboradas, geram grandes taxas de conversão, o que também garante um excelente retorno sobre o investimento. Grande parte deste resultado é devido ao baixo custo da estratégia, quando comparada aos demais investimentos, além do grande poder de segmentação, que instiga o cliente a efetivar compras em sua empresa conforme perfis de interesses.

Pode parecer tentador ter uma grande lista de contatos rapidamente para impulsionar as suas campanhas. Neste contexto, é comum a compra ou locação de bases de e-mails terceirizadas, um grande equívoco por inúmeras razões. Muitos destes contatos estão inválidos, são gerados por robôs, não têm o menor interesse sobre o que você oferece, o que pode gerar uma má reputação para o seu servidor e também para a sua marca.

Por isso, para que a sua empresa tenha sucesso com esta estratégia, o ponto inicial da campanha é fundamental: a construção de uma lista de e-mail marketing própria, composta por potenciais interessados em seus negócios, produtos ou serviços. Confira algumas dicas para conquistar este objetivo:

 

Todos os seus clientes são potenciais “novos” clientes. Inclua-os em sua lista!

Todo consumidor que teve uma experiência positiva com o seu negócio e se tornou um cliente, mesmo que por uma única vez, tem a possibilidade de gerar novas compras. Por isso, inclua-os em sua lista para fomentar estratégias de relacionamento, up-selling ou cross-selling. Não se esqueça de cumprir as boas práticas do e-mail marketing, facilitando a possibilidade de escolha de permanência em sua lista por seus clientes através do opt-out.

 

Desenvolva um site propício à captação de contatos

Existem diversas formas de pegar o contato de potenciais clientes em seu site: um hotsite na home; aba de “fale conosco” no menu, em cada página do seu site, um call to action (CTA) solicitando dados para contato, assinatura de newsletter, comentários no blog. Por isso, ao desenvolver o seu site, certifique-se de que ele está gerando o máximo de oportunidades para a captura de e-mails para a sua lista.

 

Entregue valor ou benefício em troca dos dados

O tipo de estratégia dependerá do tipo de negócio que você possui: focado em B2B ou B2C. Na estratégia para B2C, o mais comum é a troca de brindes ou descontos em troca dos e-mails – você certamente já recebeu uma proposta desta ao entrar em um e-commerce, não é verdade?

Já para os negócios que lidam com clientes B2B, a obtenção de dados para alimentar a sua lista de e-mails é, geralmente, construída através da troca por conhecimento, ou seja, os materiais ricos como e-books, whitepapers ou videoaulas.

Crie um evento on-line e exija uma inscrição

Uma palestra, um podcast, um webinar, enfim, independentemente de qual tipo de evento on-line você desenvolva, esta é uma excelente estratégia para capturar dados para a sua lista de e-mails. Faça um bom trabalho de divulgação e exija pré-inscrição para a participação. Bingo! E-mails relevantes para a sua lista.

 

Parcerias são sempre um excelente negócio

Busque por empresas que lidam com o tipo de público que possui o perfil do “cliente ideal” ou buyer persona para o seu negócio. Desenvolvam aplicativos, materiais ricos ou outras ações em que ambas as empresas invistam em divulgação e compartilhem entre si os e-mails adquiridos.

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