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Como fazer marketing digital? Confira 8 dicas

Não é nenhuma novidade que o mundo está cada vez mais digital. Por isso, as empresas que estão sabendo aproveitar essa Nova Era conseguirão garantir ótimos resultados. Por isso, aprender como fazer marketing digital é extremamente importante para o rumo dos negócios.

Saber como fazer marketing digital é importante porque ele ajuda a sua empresa a se tornar líder de mercado. Além disso, ajuda a converter leads em clientes com mais facilidade e ainda conquistar ótimas oportunidades de venda.

Que tal aprender como fazer marketing digital? Venha conosco e confira as nossas dicas!

1. Defina os seus objetivos

O primeiro passo para criar um ótimo planejamento de marketing é definir quais são os seus objetivos. Afinal, eles nortearão todas as ações e estratégias. Por isso, trace quais são os seus objetivos, determinando tudo o que você quer alcançar. 

Esses objetivos podem ser classificados nas seguintes categorias:

  • reconhecimento da marca;
  • geração de leads;
  • vendas diretas;
  • relacionamento com o cliente.

2. Conheça o seu público

Para saber como fazer marketing digital, temos uma coisa muito importante para dizer: você precisa entender o comportamento do consumidor. Afinal, inseri-lo no centro das suas estratégias será fundamental para alcançar o sucesso tão almejado.

Ao definir as personas do seu negócio e fazer um estudo do público, você entenderá como ele se comporta no universo on-line. Da mesma forma, saberá quais são as suas preferências e o que ele espera da sua empresa.

Como consequência, você poderá criar conteúdos épicos que possam ajudar a solucionar as suas dores. Dessa forma, a sua empresa é vista como uma marca confiável e que se preocupa em resolver os problemas dos seus consumidores.

3. Tenha um bom conhecimento em SEO

Não tem como fazer marketing digital se você não conhece o básico de SEO. Por isso, não pense duas vezes: invista em cursos e entenda muito bem o assunto. Afinal, as estratégias de SEO são muito importantes para criar um planejamento de marketing digital que realmente funcione.

A otimização para os mecanismos de busca é uma das principais estratégias para transformar as suas páginas mais atrativas para o Google, por exemplo.

Dessa maneira, fica muito mais fácil ser encontrado nas primeiras posições quando o cliente digita alguma palavra-chave relacionada ao seu negócio.

Afinal, precisamos considerar que o consumidor moderno sempre pesquisa muito antes de investir em uma marca.

Então, certamente ele vai procurar entender mais sobre a sua empresa antes de sair assinando um serviço ou comprando um produto.

4. Trace as suas estratégias: uma das principais dicas sobre como fazer marketing digital

Crie um planejamento de marketing digital baseado nos seus objetivos e, é claro, no comportamento do consumidor. Por isso, saiba que é importante criar estratégias a curto, médio e longo prazos. Veja um exemplo:

  • criar a identidade visual da minha empresa;
  • otimizar o site para ser encontrado com facilidade nos mecanismos de busca;
  • criar um blog;
  • profissionalizar as minhas páginas nas redes sociais;
  • criar um bom calendário de conteúdo; 
  • investir em mídia paga;
  • mensurar os resultados.

5. Determine quais são as métricas e mensure os resultados de forma constante: uma dica importante na hora de saber como fazer marketing digital

Com base nos objetivos das suas estratégias, determine quais são as métricas para avaliar os resultados. Afinal, você precisará compreender o que está dando certo e o que precisa ser aperfeiçoado.

Por exemplo: imagine que o seu objetivo seja vender mais. Nesse caso, você pode avaliar as seguintes métricas:

  • crescimento de vendas no período, 
  • custo de aquisição de clientes (CAC);
  • lifetime value;
  • ticket médio;
  • taxa de conversão;
  • número de leads qualificados;
  • ciclo de vendas; e
  • muito mais.

6. Interaja MUITO com os seus clientes no mundo digital

Um dos maiores erros na hora de aprender como fazer marketing digital é que as pessoas negligenciam as interações com o cliente. No entanto, se você está presente, por exemplo, no Facebook, precisa responder os comentários, criar relacionamentos interessantes e não deixar o cliente na mão.

Notamos que muitas empresas divulgam o número de WhatsApp aos seus clientes, entretanto, deixam o cliente esperando dois dias sem dar o retorno. Dessa forma, essa atitude só prejudicará a imagem do seu negócio.

Por isso, pense muito bem antes de sair investindo em diversas estratégias. Opte por aquelas em que realmente a sua equipe terá o suporte necessário e disponibilidade para atender. Caso contrário, você conquistará clientes insatisfeitos e isso será muito ruim para a lucratividade dos negócios.

7. Não se preocupe com as métricas da vaidade

Muitas empresas pensam que investir no universo digital é sinônimo de ter muitas curtidas ou seguidores nas suas páginas. No entanto, não funciona desse jeito.

As plataformas digitais são ótimas fontes de relacionamento. Dessa forma, significa que você deve estar presente criando conteúdos de valor e que ajudem os seus clientes a resolverem as suas dúvidas.

Portanto, não fique preocupado se você não notar um bom crescimento nas suas páginas. Então, importe-se com métricas mais concretas, como quantas pessoas foram impactadas, qual foi a velocidade do funil e quantas oportunidades de negócio foram geradas.

Além disso, precisamos ressaltar que a presença digital da sua empresa não se constrói de um dia para o outro. Por isso, é necessário muito trabalho, envolvimento e dedicação.

8. Invista em uma consultoria em automação de marketing digital

Na hora de aprender como fazer marketing digital, tenha uma certeza: investir na automação é uma dica valiosa para alcançar os seus resultados com mais facilidade. Então, invista em uma consultoria em automação de marketing.

Nesse sentido, nós, da Piattino, somos especialistas em Salesforce e Marketo. Dessa maneira:

  • ajudamos o seu time de marketing e vendas;
  • construímos a jornada do cliente;
  • apresentamos soluções na automação de processos;
  • emitimos relatórios personalizados.

Interessante, não é mesmo? Se você quiser saber mais, clique aqui.

Gostou de aprender mais sobre como fazer marketing digital? Se sim, que tal complementar o seu estudo no assunto conferindo o nosso blogpost sobre: Account-Based Marketing: guia completo sobre ABM. Boa leitura!

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