A tele qualificação dentro das empresas pode ter um papel estratégico na hora de transformar os prospects em clientes qualificados para a força de vendas.
Isso porque, para que a venda aconteça, é preciso que o cliente esteja dentro do perfil de clientes da empresa.
Seria muito bom se a nossa empresa pudesse atender todos os perfis de clientes. Porém, esse é um desafio enorme. Já ouviu aquela expressão “quem agrada a todos, na verdade agrada ninguém”?
Não há fazer uma boa tele qualificação sem fazer escolhas.
Muitas vezes, é preciso dar atenção ao cliente foco da empresa e deixar aqueles que não estão dentro dos perfis atendidos para depois, ao invés de querer agradar a todos.
Assim, a tele qualificação surge como uma ótima ferramenta para descobrir quem está dentro do perfil de cliente ideal da sua empresa.
Em função disso, elaboramos um guia de 3 passos para fazer da tele qualificação da sua empresa uma forte equipe de qualificação de clientes.
Como fazer uma boa tele qualificação em sua empresa
São apenas 3 dicas, mas muito valiosas!
1. A qualificação é feita de perguntas
A fase de qualificação é feita de perguntas. Isso significa que são as perguntas que mostrarão se o perfil de um cliente está adequado para a sua empresa.
Questões como número de funcionários, faturamento, mercado, localização e outros detalhes precisam ser cada vez mais específicas, para que a qualificação responda se o lead em questão faz parte do perfil de cliente ideal da sua empresa.
É justamente o resultado do perfil do cliente que será traçado após a qualificação que influenciará diretamente nas vendas, uma vez que entender perfil, necessidades e problemas dos clientes é justamente o que vai definir o resultado das vendas.
Algumas questões que precisam ser descobertas durante a fase de qualificação:
- Qual o tamanho da empresa, faturamento, número de funcionários
- A empresa já tem alguma solução (ou produto) que você está oferecendo?
- Quem é o decisor da empresa? Qual sua opinião sobre o que a sua empresa oferece?
- Quais são os planos e metas de investimento para os próximos 12 meses?
Essas são apenas algumas das diversas perguntas que precisam ser levantadas para saber se o prospect tem potencial, vontade ou possibilidade de se tornar um cliente. Esta é a primeira etapa do processo de como fazer uma boa tele qualificação
Veja também: Táticas de vendas por telefone: aprenda a usar
2. Não estipule metas de ligação, mas sim metas de produtividade
Engana-se quem pensa que a produtividade da tele qualificaçao é apenas o número de ligações. Isso porque é possível fazer 10 ligações sem nenhum retorno desejado. Os indicadores de desempenho do processo de tele qualificação podem ser outros.
Dito isso, a empresa precisa deixar claro para a tele qualificação que o que interessa não é a quantidade ou velocidade de ligação, mas sim a quantidade de informações que a tele qualificação consegue obter sobre o prospect, uma vez que elas serão responsáveis pelo desempenho da apresentação da proposta e fechamento dos negócios.
Por esse motivo é importante dar total liberdade para a equipe de tele qualificação fazer o seu trabalho e ajudar nos resultados de vendas.
A qualificação precisa ser um estudo do cliente e gerar leads qualificados. Quanto mais profunda e detalhada ela for, maior proveito a força de vendas terá durante as negociações.
Confira: Dicas de como fazer vendas por telefone mais eficientes
3. Colha feedback dos prospects
Os clientes são o melhor termômetro do mercado. Sendo assim, eles são a sua maior fonte de informações sobre o seu concorrente.
Se durante a qualificação seus prospects já tem a solução que você oferece com a concorrência, é importante que a tele qualificação busque as informações sobre a concorrência.
Quais informações são úteis para o seu negócio? Não há como fazer uma boa tele qualificacão sem definir isso!
Quando um prospect ou cliente já faz negócios com a concorrência, existe dentro disso uma grande oportunidade de saber como a concorrência trabalha o mercado e qual a visão deles sobre o seu negócio.
Por isso, se o seu cliente já tem um fornecedor para aquilo que você faz, está satisfeito e não pretende trocar, estamos diante de uma grande oportunidade de conhecer melhor o trabalho da concorrência.
Leia mais sobre este assunto: Como prospectar clientes por telefone em 6 passos simples
A tele qualificação não é apenas uma ferramenta de prospecção ativa ou receptiva
Isso significa que, quando um processo de vendas está bem estruturado é possível que ele atue na retaguarda da força de vendas, apoiando e auxiliando no envio de informações importantes sobre clientes, prospects, mercado e concorrência.
Aproveitar a equipe de tele qualificação para ajudar ativamente a força de vendas é uma oportunidade de aumentar o desempenho dos negócios e o conhecimento sobre aquilo que a sua empresa faz.
Mapear o mercado e os clientes é uma tarefa importante de qualificação que a tele qualificação pode exercer junto à força de vendas e, com isso, influenciar positivamente o resultado das vendas.
Empresa de banco de dados: está na hora de contratar uma?
Vendas: uma das profissões mais antigas do mundo
Estratégia marketing através dos estágios ToFu, MeFu e Fufu.
Seja bem-vindo à PIATTINO Health!
Privacidade de dados e segurança na Era da IA
4 dicas para conquistar novos clientes b2b
Quais são os benefícios do marketing de conteúdo b2b?
Touchpoints: 3 dicas para abordar o cliente no lugar certo