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Design UX: por que é importante para converter leads?

Talvez você nunca tenha ouvido falar no termo design UX.

Ou, simplesmente, não entende a importância dele para tornar a experiência do consumidor memorável. 

UX significa “User Experience” que, traduzido, quer dizer experiência do usuário.

No entanto, o UX vai além da parte técnica. Afinal, ele se preocupa com a visão que o consumidor terá do seu produto ou serviço.

Além disso, o design UX está atento a cada passo que o cliente dá na interação com o seu produto. 

Portanto, é a combinação de fatores humanos que garantem uma empatia com aquele que se tornou o centro da empresa: o cliente. 

Investir no design UX garante um ótimo diferencial competitivo para a sua empresa. Vamos entender mais sobre ele?

Continue conosco!

O que significa o termo UX?

O termo UX vem do inglês User Experience e significa “experiência do usuário”. 

É um método que analisa a vivência dos consumidores acerca de um determinado serviço ou produto. 

O objetivo desta técnica é promover melhorias no processo. 

Através de uma análise, o profissional vai entender o que está prejudicando a experiência do usuário e o que pode ser melhorado.

O profissional pode fazer isso de duas formas diferentes: mentalmente, se colocando no lugar do usuário durante o processo de compra e venda ou, então, estudando como as pessoas se comportam. 

Um fato interessante quando se fala sobre User Experience e que precisa ser considerado é que usuário e cliente nem sempre serão a mesma pessoa. 

Por exemplo: alguém vai a uma loja comprar um presente de amigo secreto. Esta pessoa terá a experiência de cliente, mas não de usuário. 

Como aplicar o design UX?

Veja algumas dicas para aplicar o design UX na sua empresa. Vamos lá?

Cria um site focado na jornada de compra

Convenhamos: você não gosta de ficar perdido dentro de um site, não é mesmo? 

Pois é, o seu cliente também não! 

Logo, os padrões e as ferramentas podem ser ajustados para melhorar a experiência do usuário. 

Acredite, até a posição dos ícones se tornam um diferencial competitivo. Afinal, eles são responsáveis por levar o usuário até o final da jornada de compra.

Entretanto, são ações que precisam ser muito bem pensadas. 

Assim, não é simplesmente repaginar o site, mudar alguns botões de lugar etc..

É preciso criar e dar condições para que o usuário não se distraia e acabe tomando outros rumos que não seja o da compra. 

Lembre-se: interferências são extremamente prejudiciais. 

Se na loja física nos distraímos com facilidade, imagina na internet, onde somos bombardeados com inúmeras propostas. 

Você tem essa sensação? Pois é… O seu cliente também. 

Identifica o tempo do usuário no site

Dentro de uma sociedade corrida e sempre vivendo com pressa, um fator se tornou primordial na construção de qualquer projeto, seja ele de marketing ou não: o tempo. 

Então, mensurar quanto tempo o usuário passa dentro do seu site é uma ação extremamente benéfica e que, sem dúvidas, gerará frutos.

Quantificar o tempo que o usuário passa no seu site poderá gerar novas experiências. 

Dessa forma, a função do designer UX — profissional do designer responsável por aplicar a técnica UX — é justamente criar uma interface que seja convidativa para o usuário para evitar que ele saia do site. 

Quer um exemplo? 

A análise de visitas de um blog (e suas respectivas interações) é um sinal que proporciona identificar se está havendo a conversando em leads ou não. 

Caso não esteja, o problema, após identificado, pode ser melhor controlado e, posteriormente, resolvido. 

Atende às necessidades exclusivas da sua empresa: uma das principais funcionalidades do design UX

Bom, se você chegou até aqui é porque está realmente interessado em aprender mais sobre o design UX e descobrir a sua real importância para a geração de leads. 

No entanto, não podemos deixar de falar na importância da especificidade das características de cada mercado, cada segmento e cada setor com relação à comunicação.

Veja: o público-alvo de e-commerce de produtos hospitalares é o mesmo, ou melhor, demonstra o mesmo interesse e apresenta necessidades parecidas com o público de um site de notícias de fofoca? 

Não é difícil imaginar a resposta… Definitivamente, não! 

Esses públicos são diferenciados e, por conta disso, têm características e necessidades completamente diferenciadas. 

Por isso, não pode existir um design que seja padronizado, isso prejudica o comportamento humanizado de uma empresa.

E é aí que o design UX entra. 

Afinal, ele atua como um desenvolvedor de soluções que sejam exclusivas às necessidades do seu público-alvo. 

Ele exclui a padronização, porque entende que cada público possui uma necessidade específica.

Aplicando o design UX, você proporcionará uma experiência positiva do usuário e, com isso, fortalecerá os laços positivos a fim de auxiliá-lo a chegar no final da jornada de compra, tendo ele como centro de tudo.

E aí, gostou de aprender mais sobre o design UX? 

Já conhecia essa técnica? 

Aproveite e compartilhe este post. Afinal, precisamos divulgar o que é bom, não é mesmo?