Business Intelligence, Marketing

Home Office – Os desafios do trabalho remoto

Em tempos de Coronavírus, a regra é trabalhar remoto quando for possível. Ao longo dos anos, algumas empresas e profissionais estão encarando os desafios de implementar home office

Em tempos de Coronavírus, a regra é trabalhar remoto quando for possível. Ao longo dos anos, algumas empresas e profissionais estão encarando os desafios de implementar home office. Seja pelos benefícios encontrados dentro das companhias ou por parte dos colaboradores, o modelo de trabalho remoto tem inúmero defensores. No entanto, apesar dos colaboradores estarem sendo avaliados pelos resultados apresentados, a barreira cultural, a falta de confiança e a dificuldade da gestão remota, ainda fazem com que o home office não deslanche como poderia.

Pois bem, agora não temos alternativa… teremos que nos adaptar e o principal, não perder a produtividade!

Compartilhamos alguns ensinamentos:

Ao acordar mantenha sua rotina como se fosse ao trabalho.

Um dos maiores erros das pessoas que não conseguem trabalhar de casa é entender que vc não está em casa… vc está em um “escritório virtual”!

É necessário manter a sua rotina matinal e muito importante,TIRAR O PIJAMA! Levante-se, tome banho, vá a academia, arrume sua cama, tome café com sua família, etc e troque de roupa.

Importante também conversar com sua familia para que ela entenda a necessidade dessa mudança e principalmente, que não pode interromper a cada momento simplesmente pq vc está lá, fisicamente. Entendo que é dificil e nem sempre obtemos o melhor resultado mas como tudo na vida, só melhoramos com treinamento e prática constante.

Mas sempre respeite quem está com você. A casa é de todos e também temos que entender que eles não devem sofrer com nossos prazos.

Tenha uma agenda diária.

Assim como no escritorio, temos que saber organizar as atividades e definir prioridades. Sabemos que imprevistos acontecem (em qualquer lugar) e temos que nos adaptar.

É importante manter os horários de almoço, água, banheiro, etc pq assim como no escritório, não é produtivo quando não conseguimos seguir. Você deve almoçar longe do computador, faça uma pausa a tarde para o café… tente seguir o que normalmente vc faria, com uma vantagem, vc terá menos tendência a parar a sua atividade para “jogar conversa fora” com o colega do lado.

Voce pode ser muito mais produtivo trabalhando remoto! Aproveite!

Tenha o seu escritório.

Cama não é escritório. Sofá também não – até aceitável nesse época de necessidade (se não tiver uma mesa de jantar, por exemplo), mas ajuste-o de forma que vc fique menos confortável possível (considerando o uso principal dele, claro!).

Procure ter a máxima ergonomia (a maioria das empresas não irá oferecer a infraestrutura ideal e completa para sua casa) então, se fará home-office com maior frequência, invista em alguns itens básicos como uma boa cadeira, por exemplo.

Abuse das “novidades” digitais.

Hoje em dia, conseguimos fazer reuniões, acessar sistemas, etc com o Wi-Fi de nossas casas (e dependendo da necessidade, até com o 3G/5G). Tente conhecer o maior número de plataformas digitais possíveis (conte com o departamento de TI da sua empresa pra isso) e aprenda a usá-las da melhor forma.

Aproveite esse hábito online e estude mais. Hoje existem várias instituições com cursos online gratuitos, que podem te ajudar no dia a dia e no seu curriculo (isso se a sua propria empresa nao tiver um e-learning para seu aperfeiçoamento – a minha possui!)

Enfim, essas são apenas algumas dicas para que esse período se torne menos tenso.

Aos poucos, cada um descobrirá o melhor modelo…

Crédito: Cristiane Campos ( texto adaptado )