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IGTV: Saiba como utilizar em sua empresa

Novidade do momento nas redes sociais, o IGTV — ferramenta que possibilita a criação de vídeos de longa duração no Instagram — é um recurso que chegou para aprimorar a forma de fazer conteúdo nessa rede social.

Novidade do momento nas redes sociais, o IGTV  — ferramenta que possibilita a criação de vídeos de longa duração no Instagram — é um recurso que chegou para aprimorar a forma de fazer conteúdo nessa rede social.

No ranking de mídias sociais, essa plataforma está nas preferências de 1 a cada 4 internautas, segundo dados da pesquisa Opinion Box

De acordo com a própria rede, há mais de 800 milhões de usuários no mundo cadastrados no Instagram e as expectativas de crescimento são atualizadas com frequência.

Mas, afinal, como usar a funcionalidade do IGTV para criar conteúdo sobre sua marca? Qual a vantagem de utilizar essa ferramenta quando há outros canais de vídeo como o Youtube?

Se você quer saber mais sobre esse assunto e engajar os seguidores da sua marca com essa ferramenta, saiba que este artigo foi feito para te ajudar.

Nos próximos tópicos, decidimos abordar algumas dicas e exemplos para utilizar essa ferramenta. Vale a pena ler!

IGTV e os impactos do conteúdo em vídeo

Qual a melhor forma de criar um tutorial sobre Raspagem de assoalho de madeira? Se a sua marca trabalha com reformas de piso de madeira, saiba que apresentar esse conteúdo em vídeo pode engajar o público de uma forma surpreendente.

Em texto, podcast ou vídeo, os princípios do marketing de conteúdo não mudam. Mas, pesquisas indicam que o conteúdo audiovisual corresponde, cada vez mais, à maior parte de todo o tráfego online.

Ou seja, é um caminho promissor utilizar plataformas como o Instagram TV, que permite que os profissionais montem canais e produzam vídeos mais longos  — geralmente os vídeos duram até 10 minutos, mas há casos de contas verificadas que conseguem postar conteúdo de até 1h.

Seja em temas como a manutenção do piso de assoalho ou a melhor forma de realizar o assentamento de bloquete para fazer a calçada na frente de casa ou em tutoriais de beleza, criar conteúdos em vídeo é ter a chance de impactar as pessoas.

O vídeo é dinâmico, simples, direto, rápido e quando a estratégia é assertiva, pode ser um ótimo formato de conteúdo para se aproximar do seu público em uma pegada mais jovem e leve.

Independentemente do tema ou do posicionamento de marca, há dados que indicam para essa tendência e, em canais como o Instagram, que é uma rede extremamente visual, adotar esse recurso pode atrair mais seguidores e fidelizar os que você já tem.

Ainda no ramo da construção civil, vamos exemplificar uma pauta: digamos que a ideia é falar sobre qualidades, vantagens e características do Geocomposto drenante, que é um sistema de drenagem usado em pisos de concreto, aterros sanitários e muros.

É válido criar conteúdos ricos, como posts e e-books sobre o assunto, mas, ao utilizar a ferramenta de vídeo com a figura de um mestre de obras ou engenheiro civil da sua marca, isso pode gerar maior associação visual diante do seu público e até a sensação de representatividade aos que trabalham nesse ramo.

A personificação de uma marca é uma estratégia que aproxima as pessoas e isso potencializa a autoridade da marca nas redes, quando a proposta em questão é conteúdo em vídeo. 

Para que você aproveite o máximo dessa ferramenta na hora de criar vídeos, separamos algumas dicas básicas:

  • Monitore e use as hashtags relacionadas ao seu público;
  • Utilize o recurso dos stories ou feed para divulgação;
  • Defina um bom tema;
  • Elabore roteiros que encantam;
  • Escolha um local estratégico para gravação;
  • Capriche na abordagem;
  • Atente-se a detalhes como foco e iluminação do espaço.

Procure referências antes de montar sua estratégia

A boa e velha tática de procurar referências e analisar o posicionamento da concorrência, antes de montar sua estratégia de conteúdo em vídeo, não falha. 

Se a sua empresa trabalha com artigos para casa e construção e tem desafios específicos como explicar os benefícios da Junta de dilatação piso concreto e você quer apresentar diferenciais ou abordar o vídeo de uma forma diferente, saiba que é possível espiar as marcas concorrentes no Instagram TV.

Como? Existe uma aba com o nome “popular”. Quando você clica nessa função, você consegue explorar os vídeos mais vistos e comentados e, sem dúvidas, esse é um termômetro muito eficiente para buscar referências e criar sua estratégia.

Estudar as dúvidas do seu público-alvo, alinhar questões de linguagem, definir o tom de voz da sua marca e criar um roteiro criativo também ajuda bastante na hora de engajar seu público.

Caso você precise falar de um objeto mais visual como a Fachada glazing e por que essa é uma escolha moderna para as edificações, fazer algumas filmagens do produto e juntar na edição do vídeo antes de subir o conteúdo na plataforma é interessante.

Especialmente no caso dessa fachada, o destaque é o visual espelhado em vidro. Como a estrutura de alumínio fica escondida, o vidro é colado de uma forma muito sofisticada e além das vantagens como a resistência, o efeito visual é um grande atrativo do produto.

Diante disso, como falar sobre o produto sem exibir esse efeito para os seguidores? Colocar os detalhes que vão chamar atenção no roteiro é tudo!

Use as hashtags certas

Você sabe para que servem as hashtags do Instagram? Esse recurso tem uma função parecida com as tags e facilita o alcance do seu conteúdo na rede, com os termos mais adequados à sua marca.

Essencialmente, uma hashtag é uma palavra marcada pelo símbolo #, conhecido como jogo da velha antes, e pode ser uma palavra só ou uma combinação de palavras. 

Há ferramentas que podem facilitar a busca pelas hashtags que mais combinam com a sua marca e, no caso do IGTV, elas podem alavancar o alcance do seu vídeo.

Se a sua empresa oferece produtos como tapetes de capacho com logo, é interessante mapear as palavras relacionadas ao produto e à temática de decoração.  

Além do uso das hashtags, a própria caixa de busca do Instagram pode ser uma alternativa para facilitar a pesquisa. É possível saber, inclusive, a quantidade de marcações usadas em cada termo e avaliar o que mais cabe na sua estratégia.

Atenção: não abuse do uso das hashtags, pois isso pode gerar uma punição da sua marca na rede. É importante escolher os termos mais estratégicos para evitar esse problema, também conhecido como “shadowban” – que oculta os posts e faz o engajamento cair.

Utilize os stories

Práticos, com visualização estratégica e super na moda: os stories também são recursos que aparentemente vieram para ficar e podem ser ótimos na hora de divulgar o canal do IGTV da sua marca.

Você pode fazer sequências de stories com o uso de GIFs ou um Call to Action (chamada para ação relacionada ao tema), fazer vídeos curtos com a introdução do tema, convidar as pessoas a acompanhar o canal ou inserir links diretos para o conteúdo.

Vai falar sobre como fazer o Corte de concreto ideal na hora de reformar um projeto?  Pense em uma chamada estratégica e já poste no stories. Mencione os parceiros e deixe a conta aberta para que eles possam fazer o repost e, assim, aumentar as chances de divulgação.

Faça repost do vídeo em outros canais

Cada empresa precisa ter um estudo sobre quais são as mídias sociais mais estratégicas, de acordo com o produto a ser divulgado, o público e o posicionamento da marca.

Contudo, quando a temática envolve produtos mais técnicos, cuja visualização facilita a compreensão do público sobre o produto – imagine um passo a passo para montar Estrutura metálica para telhado, por exemplo, o formato de vídeo facilita muito.

Seu público está no Facebook, no Youtube ou em outras redes? Faça a integração do instagram com essas redes. Aproveite a função de repost do canal do Youtube e divulgue os vídeos do canal. Isso até pode elevar o número de seguidores e o alcance da sua marca.

A integração com outras redes não só é uma forma de alimentar todos esses canais, como otimiza o tempo de produção para cada vídeo e destaca sua estratégia.

Aproveite o momento

Fazer vídeo é algo que assusta seu cliente? Desmistifique a ideia. Mostre os dados e resultados que esse formato pode trazer para o negócio.

Não é preciso ter equipamentos caros e câmeras de última geração para gravar as produções. Considerando que, hoje, os celulares estão cada vez mais modernos, você pode ter um bom roteiro e iniciar a gravação com os recursos disponíveis.

É preciso ter um bom senso na hora de escolher o local, montar o cenário, estudar o conteúdo e criar uma linguagem adequada, claro. Mas não crie impeditivos para gravar o conteúdo, afinal, o mundo está cada vez mais mobile.

Bora aproveitar todo esse potencial? Crie seu canal e monte as melhores estratégias para utilizar esse recurso.