De nada vai adiantar construir uma lista enorme de e-mails para alimentar o seu banco de dados se você não tiver um mailing segmentado.
Afinal, dados gerais e superficiais não são o suficiente para gerar uma boa estratégia de conversão.
Em outras palavras: somente dados aleatórios, sem nenhuma estrutura, não significam muita coisa.
Por isso, se você quer investir em estratégias realmente eficazes, construir um mailing segmentado é essencial.
Quer entender mais sobre o assunto?
Então, venha conosco!
O que é mailing segmentado?
O mailing segmentado é um tipo de e-mail marketing que a sua empresa deve utilizar.
Assim, ele envolve a segmentação da base de destinatários em grupos específicos.
Esses grupos podem ser os mais diversos (variam conforme a sua estratégia), como:
- clientes ativos ou inativos;
- consumidores satisfeitos ou insatisfeitos;
- pessoas com o mesmo comportamento de compra;
- clientes que cancelaram com a sua empresa nos últimos x dias;
- leads nas suas determinadas fases do funil de vendas (topo, meio e fundo);
- entre outros.
Então, você agrupa a sua base de clientes com características semelhantes para que as mensagens enviadas sejam mais relevantes para cada grupo.
Dessa maneira, o objetivo é melhorar a taxa de conversão, aumentando a relevância e a efetividade das mensagens.
Por que investir nessa estratégia?
Investir em mailing segmentado é uma boa estratégia porque ele aumenta a eficiência do marketing.
Afinal, a mensagem é enviada para o público certo, aquele que está interessado em recebê-la.
Também é uma forma para melhorar a taxa de conversão, pois o público-alvo é mais propenso a se envolver com a oferta.
Além disso, ele reduz o custo de aquisição de clientes. Desse modo, a mensagem não é enviada para pessoas que não são potenciais clientes.
Por fim, ele fortalece a relação com o cliente, visto que mostra que a empresa conhece e valoriza seu interesse.
Como montar um mailing segmentado de clientes? Veja 5 dicas
Quer saber como montar um mailing segmentado? Venha conosco e confira algumas dicas.
1. Colete informações sobre os seus destinatários
Clete informações sobre seus assinantes, como:
- idade;
- localização;
- comportamento de compra; e
- interesses.
2. Segmentea lista
Divida sua lista de destinatários em grupos com base nas informações coletadas.
3. Criar mensagens personalizadas
Elabore mensagens específicas para cada grupo, considerando suas características e interesses.
4. Utilize ferramentas de automação de e-mail
Utilize ferramentas de automação de e-mail para enviar mensagens segmentadas automaticamente a cada grupo.
5. Monitorar o desempenho
Monitore o desempenho de suas campanhas de e-mail segmentadas, medindo taxas de abertura, cliques e conversões.
Quanto custa um mailing segmentado?
O custo de um mailing segmentado varia dependendo de vários fatores. Confira alguns deles:
- Tamanho da lista de contatos: quanto mais contatos, maior será o custo.
- Ferramentas de automação de marketing: algumas ferramentas são pagas e o preço pode variar de acordo com o plano escolhido.
- Complexidade da segmentação: quanto mais critérios forem utilizados para segmentar a lista de contatos, mais complexo será o processo e, consequentemente, maior será o custo.
- Número de mensagens enviadas: quanto mais mensagens forem enviadas, maior será o custo.
Em média, o custo de um mailing segmentado pode ficar entre R$ 500,00 e R$ 5.000,00 por mês, dependendo dessas variáveis.
No entanto, esse valor pode ser consideravelmente mais baixo se a empresa optar por ferramentas gratuitas ou de baixo custo, ou se tiver recursos internos para fazer a segmentação e automação da campanha.
Bônus: lembre-se da LGPD
Quando falamos em dados, vale a pena reforçar que existe uma complexidade no assunto: a LGPD.
Afinal, você não pode sair enviando mensagens para qualquer pessoa. Assim, ela precisa ter dado a autorização prévia para você enviar determinado conteúdo.
Então, ao criar campanhas utilizando o mailing segmentado, é fundamental que a sua empresa esteja em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
Além disso, é importante realizar uma limpeza constante e não ficar enviando mensagem para um lead que solicitou a exclusão, por exemplo.
Então, é fundamental ter uma boa política de gerenciamento de dados.
Ao compreender qual é a importância de criar um mailing segmentado, a sua empresa investe em campanhas mais direcionadas e focadas no cliente.
Sendo assim, conduz o cliente para a jornada de compra, fazendo com que ele tenha interesse pela sua marca.
Neste post, você conferiu qual é a importância de criar um mailing segmentado.
Ainda falando sobre dados, confira também a nossa matéria relacionada: Geração de leads b2b: 4 mitos e verdades. Boa leitura!
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