Vendas

Internet das Coisas nas Empresas

Ao decorrer dos anos foi possível notar a grande evolução da internet, o que era limitado apenas a um computador hoje é possível acessar de vários dispositivos. A internet das coisas vem facilitando a nossa relação com a tecnologia, o qual possibilita a nossa interação com o mundo e da mesma forma a interação do mundo conosco.

Mas afinal, o que é internet das coisas (IoT – Internt of Things)?

A internet das coisas é a relação de como as coisas estão conectadas e sua interação entre si e os usuários, através de software que transmitem dados e sensores inteligentes, que permite essa troca de informações com vários pontos. O termo “coisas” pode incluir diversos objetos, como: carro, casa, relógio, geladeira, ar-condicionado, vídeo game e entre outros. Conectados à internet, esses objetos desempenham as mais variadas funções, com aplicabilidades diversas.

Como ela é utilizada nas empresas?

A internet das coisas não vem só transformando o ambiente doméstico ou o cotidiano das pessoas, mas também o ambiente empresarial passa por essa transformação tecnológica, visando tanto a oportunidade de novos negócios, como facilitando as atividades do dia-a-dia. A seguir alguns exemplos de como a internet das coisas vem sendo usado pelas empresas.

 

Agricultura inteligente

Umidade, velocidade do vento, comportamento das chuvas, enfim, uma série de variáveis que interferem na produtividade agrícola podem ser monitoradas por meio de sensores utilizando a internet das coisas. Assim, é possível gerenciar a lavoura, sabendo qual o melhor momento para o plantio ou como deve ser feita a irrigação, por exemplo.

 

Medicina mais eficaz

Sua relação com seu médico deverá mudar com o uso da internet das coisas. Sem sair de casa, você poderá utilizar a internet das coisas para transmitir informações sobre seu estado de saúde a ele.

 

Frota monitorada

A internet das coisas pode ser utilizada para monitorar o desempenho dos veículos de sua empresa. Por meio de sensores é possível saber, por exemplo, se o consumo de combustível está mais alto do que o esperado, ou se o motor apresenta algum tipo de problema ou desgaste.

De posse dessas informações é possível antecipar o momento da manutenção, prevenindo defeitos que possam retirar o veículo de operação.

 

Transporte inteligente

Imagine o ponto de ônibus que lhe avisa em tempo real a que distância está seu ônibus, em quanto tempo ele chegará ao ponto final e quais as condições de trânsito até o seu destino. Isso é possível com a internet das coisas.

 

Pós-vendas e reposições

Por meio da internet das coisas, uma empresa poderá monitorar o desempenho dos componentes de produtos já vendidos e que se mantenham conectados.

Assim, será possível prevenir desgastes e antecipar a necessidade do cliente de reposição ou manutenção.

Trata-se de uma aplicação excelente para quem vende, que pode programar seus estoques e serviços para aquele atendimento, e também para quem compra, pois não precisa procurar a manutenção nem é surpreendido por uma quebra ou defeito.

A internet das coisas deverá promover uma verdadeira revolução tanto no cotidiano das pessoas quanto nas oportunidades de novos negócios ou aplicações naqueles já existentes.

 

 

Referência: SGA Tecnologia