Interruption marketing
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Interruption marketing: o que é e como funciona?

O marketing é um departamento fundamental para todas as empresas, portanto, entre as marcas de diversos ramos diferentes, é comum que os departamentos se dediquem ao interruption marketing.

O chamado marketing de interrupção consiste em interromper uma ação ou uma atividade do público para oferecê-lo produtos ou serviços.

Essa modalidade de marketing é comum tanto na divulgação tradicional quanto nos meios digitais, sendo empregada em meios como:

  • Panfletos;
  • Rádio;
  • Televisão;
  • E-mail;
  • Televendas.

O ponto chave do conceito de interruption marketing é interromper as ações do maior número de pessoas possível para que a oferta chegue mais longe.

O exemplo mais típico são as propagandas televisivas. Elas interrompem a programação, que é o principal interesse da audiência, para trazer ofertas à casa de todos.

Quer saber quais são as vantagens de apostar nessa forma de fazer marketing? Confira os tópicos a seguir.

Por que usar o marketing de interrupção?

O interruption marketing é uma das estratégias de outbound marketing ou marketing tradicional.

Conforme explicado no começo do texto, a grande ação desse tipo de marketing é interromper para causar impacto no espectador.

Esse é o princípio oposto do inbound marketing, que se preocupa em divulgar ofertas com a permissão do usuário.

Ainda assim, o marketing de interrupção continua sendo uma estratégia válida. Saiba alguns motivos para isso.

Atingir audiência massiva

Há um grande motivo pelo qual os comerciais do Super Bowl são tão disputados e tão caros: a quantidade de pessoas que assistem a eles.

Posicionar uma propaganda durante o horário comercial de programas de TV badalados significa alcançar o maior número de pessoas possível naquele horário.

Esse é o sonho de toda empresa, independente do seu tamanho. Isso também vale no caso do rádio e da internet.

Obter resultados rapidamente

Como o marketing de interrupção depende da reação imediata do indivíduo, ele também garante resultados rápidos.

Se a pessoa se interessou pela campanha de e-mail que a empresa remeteu, você logo saberá que ações ela realizou no seu site.

Anúncios virtuais, como o Twitter Ads, também são exemplos de interruption marketing e podem garantir resultados bem rápidos para sua empresa.

O segredo é conhecer bem para quem você está direcionando anúncios, mesmo que seja um grupo gigantesco de pessoas. 

A partir disso, chegamos à próxima vantagem desse marketing.

Conhecer o público

No interruption marketing a empresa precisa definir com exatidão qual será o público-alvo. 

O fato de ser possível atingir audiências massivas não quer dizer que não seja importante conhecer a fundo essas audiências.

O que é feito no marketing de conteúdo típico do meio digital também pode ser feito no marketing de interrupção. 

Isto é, estudar os hábitos do público previamente para ter formas de chamar a atenção dele.

Empresas que fazem isso podem escolher ativamente o tipo de cliente que estão procurando e pensar um produto sob medida para ele.

Nessa etapa, os conceitos de público-alvo e persona são importantes.

Público-alvo é o grupo de pessoas para o qual a empresa vai vender. Sua definição inclui informações como gênero, idade, estado civil e profissão.

Persona é a construção de um cliente ideal fictício, mas baseado em dados reais. 

Além das informações usadas no público-alvo, também conta com dados mais pessoais, como hobbies, ambições e sonhos.

No caso do interruption marketing, o público-alvo é um conceito mais interessante de se aplicar, pois dá conta de segmentar um grande número de pessoas usando informações factuais.

Aumentar seu ticket médio

O ticket médio é o valor médio das vendas de uma empresa em um determinado período de tempo.

O aumento do público resulta no aumento das conversões, e por consequência, o ticket médio também é afetado positivamente.

Isso acontece porque ao analisar com cuidado o tipo de público que se deseja, a empresa tem mais oportunidades de conseguir leads qualificados, e por fim, concretizar vendas maiores.

Conclusão

Por ser uma estratégia consagrada há muito tempo, o interruption marketing pode ser visto como um método ultrapassado de conseguir conversões rápidas.

No entanto, é preciso levar em conta que as estratégias de marketing digital ainda estão se desenvolvendo. 

Portanto, podem ser uma aposta arriscada dependendo do perfil da empresa.

No caso de empresas grandes, o marketing de interrupção continua sendo muito lucrativo. Principalmente, porque é uma forma garantida de atingir a um grande número de pessoas.