segredo da Piattino
Business Intelligence, Marketing, Vendas

Quais são os segredos da Piattino para gerar negócios?

A pandemia trouxe uma série de preocupações e muitos desafios para todos os empreendedores. Apesar disso, algumas empresas conseguiram gerar boas oportunidades de negócio. Por isso, questionamos: você sabe quais são os segredos da Piattino para isso?

A Piattino, mesmo diante desse cenário caótico, aumentou as suas vendas e contratou colaboradores; justamente quando grande parte das organizações estavam demitindo porque não conseguiam gerar receita.

Quer saber quais são os segredos da Piattino para esse sucesso? Continue conosco e confira a entrevista realizada com Giliardi Rodriguez, diretor de Novos Negócios para América Latina. Vamos lá?

Quais são os segredos da Piattino para essa fórmula de sucesso? 

Ao longo dos últimos 18 meses, a Piattino vem se preparando para assumir o formato de home office. A parte tecnológica já estava projetada para ser uma empresa que possui uma estrutura totalmente digital. Inclusive, lançamos, há um ano, a Piattino Digital — uma unidade de negócios com foco em soluções 100% digitais.

O nosso sucesso vem porque, primeiramente, temos a solução para momentos de turbulências no mercado. Afinal, enriquecemos a nossa parte de inteligência estratégica para ajudar os nossos clientes nos momentos em que é preciso ser mais assertivo.

Dessa forma, conseguimos ajudá-los a ter uma inteligência de dados mais assertiva. Isso permite que a Piattino seja uma empresa desejada nesse momento e que o público nos procure para ter mais eficiência. 

Quais são as principais soluções que a Piattino apresenta aos seus clientes na pandemia? 

A Piattino tem um serviço muito importante (inclusive, somos uma das poucas empresas da América Latina que fazem isso) que é a parte de qualificação de dados. Trabalhamos com três pilares de atuação: 

  1. banco de dados;
  2. televalidação; e 
  3. tecnologia integrada com pessoas.

Isso ajuda a direcionarmos os negócios para os nossos clientes, gerando mais oportunidades. Ou seja, geramos mais eficiência na parte de oportunidades qualificadas e trazemos em torno de 40% a mais de eficiência para os nossos clientes. 

Para isso, utilizamos o funil de vendas como indicador e aceleramos o processo de qualificação, aumentando a eficiência da empresa com relação aos bons contatos. 

Quais são os principais desafios na geração de demanda durante a pandemia?

É momento de incerteza, pois vivenciamos uma crise econômica, política e na saúde. É um novo período para todos; afinal, nem mesmo os melhores economistas do mundo esperavam por essa pandemia.

Por enquanto, não há dados científicos que comprovam qual é o segredo para sair dessa pandemia —  tanto na questão da saúde quanto econômica.

Quando analisamos os principais desafios na geração de demanda é preciso considerar se o produto ou a solução que o cliente tem para oferecer no mercado é algo que realmente vai ajudar os seus clientes a saírem da crise. 

Dessa maneira, não adianta querer vender um produto apenas por ele ser inovador; ele precisa resolver um problema. Assim, as empresas precisam seguir esse movimento e ter uma preocupação mais humanizada: querer realmente ajudar o seu público. 

Dessa maneira, com o nosso trabalho e eficiência operacional, conseguimos:

  • garantir boas oportunidades aos nossos clientes;
  • gerar valor à marca;
  • reduzir os custos;
  • promover mais eficiência operacional; e
  • ter mais inteligência de dados.

Quais são os segredos da Piattino? Como ela continuou gerando negócios para os seus clientes, mesmo com esse cenário repleto de incertezas?

A crise é um momento para ser mais assertivo, organizar melhor as estratégias, rever o tipo de produto e a comunicação. Como falei anteriormente, esse é um momento em que todos precisam de ajuda; por isso, é preciso investir em uma abordagem que tenha o intuito de ajudar (e não só vender produtos).

Depois de desenvolver essa consciência, dá para rever o processo de vendas para conferir quais são as melhores soluções para oferecer ao seu cliente. Esse é um dos segredos da Piattino; afinal, é o momento ideal para readequar a comunicação e as estratégias, revendo as prioridades. Assim, é possível crescer, gerar novos negócios, destacar-se da concorrência e gerar valor.

Quais são as expectativas para o futuro? 

Costumamos conversar muito com os nossos colaboradores sobre o amanhã, ouvimos a sua opinião e debatemos juntos sobre qual é o futuro do vendedor. Ou seja, qual será o seu papel daqui para frente, como serão as melhores estratégias, como será o novo normal e como podemos pensar em trazer isso para dentro da Piattino.

Certamente, isso traz a necessidade de novas tecnologias, novos processos, um novo mindset e já estamos nos preparando para isso. 

Estamos bem otimistas com as possibilidades e com o novo. Gostamos do novo e esperamos nos adaptar melhor a ele. Usamos muito o pensamento de que não sobrevive quem é mais forte ou resistente, mas, sim, quem se adapta” e a Piattino é uma empresa que se adapta facilmente ao novo.

Quais são as melhores dicas para os empreendedores sobre a geração de negócios na pandemia?

Confira a seguir quais são os principais segredos da Piattino para continuar gerando boas oportunidades de negócio e tenha insights importantes para a sua empresa alcançar o sucesso.

Revise os custos da sua empresa

Um dos segredos da Piattino que você pode apostar na sua empresa é analisar quais são os seus custos, rever os investimentos e conferir se todos os serviços contratados estão sendo bem utilizados. 

Na Piattino, fortalecemos os nossos recursos financeiros. Assim, negociamos com os nossos fornecedores (como aluguel, internet, telefonia) e otimizamos o nosso caixa (com a ajuda de uma consultoria financeira e jurídica).

Por mais que tudo esteja favorável é muito importante estar preparado (financeiramente e espiritualmente) para enfrentar os desafios que ainda estão por vir.

Mantenha os colaboradores motivados e engajados: um dos principais segredos da Piattino

Os colaboradores precisam estar tranquilos para realizar as atividades na sua empresa. Na Piattino, deixamos bem claro que eles não serão demitidos e que estamos juntos nessa luta.

Assim, analise o que motiva o seu time, olhe para os seus colaboradores com carinho e amor e entenda que o home office não é “escravo office”. Ou seja, se o colaborador está em casa, também precisa de um tempo para parar, dedicar-se aos filhos, alimentar-se, ler um livro ou praticar um hobby.

Então, crie uma grade de horários em que os seus colaboradores sejam obrigados a parar de trabalhar para dar atenção à sua família e não os esforce demais porque isso causa muitos impactos psicológicos. Cuide muito bem do seu jardim para que você possa atrair belos pássaros e beija-flores!

Solidarize-se com o momento do seu cliente

Outro dos segredos da Piattino é a empatia! É preciso compreender que o seu cliente precisa de ajuda, por isso, tenha carinho e atenção com ele: analise o quanto a sua solução é importante neste momento e mostre-o que você está ao seu lado. 

Portanto, seja por uma mensagem no WhatsApp, um e-mail, uma ligação ou até mesmo em publicações nas redes sociais, mantenha-se sempre ativo e esteja presente na vida dele de forma positiva.

Cuide do seu time, cuide das suas finanças, cuide dos seus clientes! Olhe com carinho para o seu público e coloque-o no topo das suas estratégias. Somente assim você conquistará excelentes resultados!


Gostou de conhecer quais são os segredos da Piattino para alcançar o sucesso? Quer trazer mais resultados positivos para a sua empresa? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

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