Business Intelligence, Lead Generation, Marketing, Vendas

Dicas para um empreendedor inovador

O empreendedorismo voltado a inovação, busca trabalhar com questões relacionadas a engajamento profissional, alta capacidade em termos de produtividade, definição clara de objetivos, transformação social e empresarial.

O empreendedorismo voltado a inovação, busca trabalhar com questões relacionadas a engajamento profissional, alta capacidade em termos de produtividade, definição clara de objetivos, transformação social e empresarial. Tudo isso se deve ao fato de que um empreendedor inovador precisa buscar suprir as necessidades que a comunidade onde está inserido possui. Assim, serão abordados assuntos relacionados com a maneira que um empreendedor inovador precisa posicionar-se dentro do mercado e da sociedade.

Existe de fato, um perfil ideal de empreendedor?

Muito se especula sobre como deve ser o perfil de uma pessoa empreendedora. Inúmeros são os cursos de empreendedorismo encontrados na atualidade, bem como a oferta de serviços de coaching supostamente especializados no ramo. Todavia, a dúvida ainda permanece: o empreendedor ideal, precisa obrigatoriamente ter um perfil específico? Apesar de não haver muito consenso a respeito desse assunto dentro da área da Administração, é possível chegar a algumas conclusões interessantes, e que são cabíveis a diversos setores do mercado. Desde indústrias automobilísticas de alta tecnologia até empresas de reciclagem de papelão. Tendo em vista que a criação de um negócio próprio deve ser sempre feita com inspiração, existem certos aspectos comportamentais que são de suma importância não apenas para o surgimento de um empresário de sucesso, mas também para a forma como as pessoas se desenvolvem durante as suas vidas. Assim, é possível citar as seguintes características que se destacam em um empreendedor inovador:

  • Liderança
  • Perseverança
  • Desejo de trabalhar
  • Criatividade
  • Flexibilidade
  • Organização
  • Automotivação
  • Constante aprendizado
  • Senso crítico

Liderança

Certas organizações que lidam com assuntos bastante sérios como empresas de consultoria ambiental, precisam da existência de um líder dentro do espaço organizacional. Assim, um empreendedor deve buscar sempre inspirar uma confiança para os seus colaboradores, bem como motivar, aprender a compartilhar ideias, aceitar opiniões, criticar e elogiar pessoas, delegar responsabilidades e formar equipes. Tudo isso precisa ser feito enquanto o empresário mantém um clima de moral elevado. Tomando o exemplo citado, um líder precisa estar confiante das suas ações ao elaborar um plano de controle ambiental, o qual precisa ser discutido e analisado por todas as partes responsáveis.

Perseverança

Essa característica compreende a firmeza com a qual um empreendedor inovador precisa realizar suas ações. Isso significa que um líder deve buscar alcançar metas viáveis até mesmo em situações que parecem ser adversas. Esse é um fato recorrente com empresas que lidam com monitoramento ambiental, já que elas precisam permanecer fortes em seus propósitos frente à situação em que o meio ambiente se encontra na atualidade.

Criatividade

Ser criativo não é e nunca foi restrito apenas à criação de projetos artísticos. Ao contrário do que o senso comum defende, a criatividade é uma importante ferramenta para a resolução de problemas, exigindo de um empreendedor que ele aceite desafios e procure por soluções viáveis. Em casos práticos, como ocorre em uma empresa de tratamento de água, um empreendedor inovador precisa pensar em novas maneiras de tratar a água de uma forma mais rápida do que o comum, por exemplo. Desse jeito, ele procurará abordar o problema criativamente para solucionar obstáculos mais complexos

Flexibilidade

A flexibilidade precisa ser adotada por um empreendedor para que ele possa ter um controle racional sobre os seus impulsos e as suas atitudes. Com isso, é possível que um líder seja capaz de adaptar-se às mudanças quando for necessário, mostrando estar sempre disposto a aprender e a estudar.

Organização

Todavia, não há motivação e força de vontade suficiente para o surgimento de um empreendedor de sucesso quando este não possui uma organização dos seus esforços. Isso quer dizer que o líder de uma empresa responsável por elaborar um projeto de prevenção de incêndio para edifícios, deve ter noção de como funciona a organização do processo de produção dos serviços. Só assim, um líder pode coordenar as ações produtivas e administrativas de maneira racional e lógica dentro das suas responsabilidades. Ter um pensamento organizacional também envolve a ação de entender as mudanças que estão acontecendo no ambiente externo e no mercado para que o empreendedor pense quais deverão ser as estratégias futuras do seu negócio. Assim, é possível pensar no caso das empresas de energia solar

se pensarmos em pessoas que buscam saber mais sobre energia solar por exemplo, ao buscar por energia solar preço nos sites de busca, é importante que os líderes possuam um alto grau de conhecimento técnico a respeito das operações da organização. 

Além de possuir o perfil descrito acima, um empreendedor que busca crescer profissionalmente por meio da inovação deve ter em mente três conjuntos de características os quais são explicados pela Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas): o conjunto de realização, de planejamento e o de poder.

Realização: Trata-se das características relacionadas a busca por oportunidades, eficiência, qualidade, possuir comprometimento e persistência, correr riscos de forma calculada.

Planejamento: Pode-se integrar neste conjunto: o estabelecimento de metas, o planejamento de ações, o monitoramento de resultados e a busca por informações relevantes.

Poder: Por fim, encontram-se neste conjunto as características relacionadas a: autoconfiança, independência, capacidade de persuasão e o tamanho da rede de contatos. Assim, procurando estudar e obter todas essas características citadas, é possível que um empreendedor inovador aumente as suas chances de saber como agir de adequadamente diante de determinadas escolhas..

Acima de tudo, a característica principal de um empreendedor inovador já está no nome: a inovação. Esta, por sua vez, só é capaz de ser alcançada por meio da aquisição de outras características:

Clareza em seus objetivos

Um inovador precisa ter em mente precisamente o que quer. Ou seja, o empreendedor deve estar certo de que aquilo que está fazendo é a ação correta e ideal. Só dessa maneira que se torna possível passar por obstáculos e por medos muito presentes na hora de iniciar um negócio.

Visão sistêmica

Ter uma visão sistêmica significa buscar compreender os fatos ao seu redor através de um modelo explicativo de uma determinada dinâmica. Assim, um empreendedor inovador precisa observar o mundo de maneira ampla, buscando compreender quais ações levam a outras e quais são as partes que compõem um todo.

Inquietação

Uma pessoa inovadora é acima de tudo, inquieta. Isso acontece pois ela possui curiosidade e vontade de mudar as coisas. É por essa razão que uma mente inovadora compreende a maneira que ela precisa agir perto das pessoas, buscando sempre captar o que é necessário para melhorar em determinados aspectos.

Enfim, a inovação!

Após abordar todos os assuntos acima, é possível aprofundar no aspecto principal da mente de um inovador: a inovação em si. Ela pode ser resumida em quatro pontos principais: a observação, o questionamento, a capacidade de associação, a experimentação e o networking. Assim, em um primeiro momento, a pessoa inovadora precisa estar constantemente observando as coisas ao seu redor, buscando, simplesmente, reparar em tudo que está ocorrendo. Com isso, um empreendedor pode elaborar questionamentos a respeito do que viu, levantando dúvidas complexas e recusando respostas básicas. O inovador é como um cientista e, portanto, busca responder os seus próprios questionamentos. Para tal, ele precisa utilizar tudo o que está armazenado na sua consciência e construir uma sequência de informações lógicas e coerentes para, enfim, chegar a uma conclusão. Após isso, como se estivesse trabalhando dentro de um laboratório, o inovador procura experimentar os resultados daquilo que concluiu, afinal, ele sabe que é difícil possuir certezas. Por essa razão, uma mente inovadora irá testar a viabilidade dos seus projetos. Enfim, estes testes costumam ser feitos contando com a ajuda de uma ampla rede de networking. Estes podem contribuir com os projetos inovadores, trazendo distintas perspectivas e bagagens culturais. É por esse motivo que é possível concluir que um empreendedor inovador dificilmente pensa sozinho.

Levando em consideração todos os fatos citados, percebe-se que o empreendedor inovador, acima de tudo, precisar ser uma pessoa capaz de se auto-desenvolver. Ou seja, ele deve estar buscando sempre aprimorar as suas estratégias para atingir objetivos cada vez maiores. É válido frisar que, por esses motivos, um empreendedor jamais deve estar com a sua cabeça fechada em relação a o que está acontecendo ao seu redor, sendo um eterno aprendiz da sua própria ciência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.