A definição de outsourcing está relacionado a “terceirização” do core business, ou seja, empresas que buscam auxilio de outras empresas especializadas em determinadas áreas para terceirizar serviços que facilitam o processo dentro dela. A terceirização pode ocorrer em qualquer área da empresa, seja ela limpeza, financeiro ou mesmo tecnologia e comunicação. Atualmente, o processo está mais voltado a uma parceria estratégica entre contratante e contratado que gere oportunidades em atividades, funções e processos e ofereça resultados inovadores como destaques neste mercado tão competitivo.
Vantagens do Outsourcing
Como principais vantagens, podemos citar a redução de custos e o aumento geral da produtividade. Ao terceirizar alguns serviços da empresa, automaticamente ela consegue diminuir os custos ligados à contratação de um funcionário, como o controle de gestão, planos de saúde, impostos associados ao vínculo empregatício, aposentadoria de funcionários, entre outros. Ao reestruturar a organização apostando no outsourcing, a empresa tende a apresentar melhores resultados, maior qualidade, mais velocidade no atendimento e na entrega dos trabalhos, desde que a empresa escolhida para trabalhar com a terceirização conte com funcionários qualificados e comprometidos com o seu trabalho.
Desvantagens do Outsourcing
Ao adotar este método a empresa acaba correndo alguns riscos, uma das principais desvantagens está relacionado a contratação inadequada das prestadoras de serviço, no qual pode haver conflitos de interesse quando a mesma desempenha atividades semelhantes. Além deste fator, podemos citar a qualidade do serviço prestado, o qual pode influenciar na satisfação do cliente e dos colaboradores e também o próprio acompanhamento do serviço prestado por essas empresas pode requerer gastos acima do orçamento quando a contratação não é estrategicamente projetada. Outras desvantagens muito recorrentes disso são dependência excessiva ao subcontratado e perda de conhecimentos técnicos.
Portanto, o outsourcing é muito mais do que uma simples terceirização, o outsourcing deve ser visto como um processo de transformação estratégica. Concentre-se naquilo que faz melhor e entregue o restante a especialistas.
Empresa de banco de dados: está na hora de contratar uma?
Vendas: uma das profissões mais antigas do mundo
Estratégia marketing através dos estágios ToFu, MeFu e Fufu.
Seja bem-vindo à PIATTINO Health!
Privacidade de dados e segurança na Era da IA
4 dicas para conquistar novos clientes b2b
Quais são os benefícios do marketing de conteúdo b2b?
Touchpoints: 3 dicas para abordar o cliente no lugar certo